Lei Aldir Blanc com edital para Lages já disponível

Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural, publicou edital “Chico de Assis” nesta sexta-feira (27), recursos federais chegam a mais de um milhão de reais

Edital Chico de Assis disponível no campo editais deste site

O edital de Premiação de Projetos artísticos e culturais do Município de Lages, que homenageia o jornalista e compositor Francisco de Assis (Chico de Assis) foi publicado nesta sexta-feira (27 de novembro) no site da Fundação Cultural de Lages no endereço https://cultura.lages.sc.gov.br/ no campo “Editais”.

Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Cultura, conforme Lei Federal número 14.017/2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Sua realização visa minimizar os impactos sociais e econômicos sofridos pelas trabalhadoras e trabalhadores da cultura, grupos, coletivos, espaços e empreendimentos artísticos e culturais devido à pandemia ocasionada pela Covid-19.

Para o prefeito em exercício, Juliano Polese, Lages cumpre seu papel na execução de uma lei federal importante que reconhece o valor do agente cultural. “A universalidade da cultura é enorme. Assim como em todo o país, Lages e seus artistas sofreram muito com os impedimentos causados pela pandemia. A Prefeitura e a Fundação Cultural junto com fazedores de cultura têm uma missão importante no repasse desses recursos”, comenta.

Os interessados em participar deverão realizar inscrição através do e-mail adm.fcl@lages.sc.gov.br. O edital especifica todos os documentos que deverão ser anexados ao e-mail para a formalização da inscrição. A data limite para envio é o dia 9 de dezembro de 2020.

Os valores para o prêmio são divididos nas sete setoriais da cultura representadas pelos conselheiros de cultura de Lages:

MÚSICA:

10 Projetos Individuais: R$ 3 mil cada projeto

05 Projetos Coletivos III:              R$ 15 mil cada projeto

DANÇA, TEATRO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:

05 Projetos Individuais: R$ 3 mil cada projeto

10 Projetos Coletivos II:                R$ 10 mil cada projeto

TRADICIONALISTA, NATIVISTAS E CTG’S:

06 Projetos Coletivos III:              R$ 15 mil cada projeto

LITERATURA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO:

10 Projetos Individuais:                R$ 3 mil cada projeto

10 Projetos Coletivos I:                 R$ 5 mil cada projeto

ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAL:

10 Projetos Individuais:                R$ 3 mil cada projeto

05 Projetos Coletivos II:                R$ 10 mil cada projeto

BLOCOS E ESCOLAS DE SAMBA:

05 Projetos Coletivos II:                R$ 10 mil cada projeto

MOVIMENTOS ÉTNICOS E ARTESANATO:

10 Projetos Individuais: R$ 3 mil cada projeto

05 Projetos Coletivos II:                R$ 10 mil cada projeto

Além da documentação exigida no edital, os proponentes devem estar cadastrados nos mapas culturais do município e do estado de Santa Catarina. A apresentação dos projetos dos agentes ao público depois de selecionados será de forma digital, podendo, de acordo com possíveis relaxamentos de distanciamento ser adaptados para a forma presencial. Um cronograma com orientações e datas de apresentação será divulgado pela Fundação Cultural de Lages.

Como participar do Edital Chico de Assis?

- Estar cadastrado nos mapas culturais de Lages e Santa Catarina nos endereços:

https://cultura.lages.sc.gov.br/gerenciador-artista/login.php e

- Baixar o edital Chico de Assis em https://cultura.lages.sc.gov.br/editais

- Reunir a documentação relacionada no edital e anexos e enviar para o e-mail adm.fcl@lages.sc.gov.br até 9 de dezembro.

Segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, todas as ações previstas no edital Chico de Assis foram resultados do diálogo entre a FCL e conselho municipal de políticas culturais. “A presença dos representantes civis da cultura é importante no processo de execução deste edital. Pretendemos formalizar todas as etapas até 30 de dezembro deste ano”, informa.

Para dúvidas sobre o edital, basta ligar para 3019 74 81, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h ou enviar e-mail para adm.fcl@lages.sc.gov.br

Foto: Fabrício Furtado – FCL (registro anteriore à pandemia)

Tags: #leialdirblanc, #cultura, #lages, #editalchicodeassis