(49) 3019 7481
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Documentário Povo da Floresta, sobre o legado de Chico Mendes, estreia em sessão drive-in do FICASC

15/06/2020

Estreia mundial do documentário Povo da Floresta, sobre o legado do ambientalista, seringueiro e líder sindical Chico Mendes, acontece em sessão drive-in durante a programação da 2ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC). Filmado na reserva extrativista Seringal Cachoeira, o documentário conta a história do ambientalista a partir de entrevistas com pessoas que moram no local e lutaram lado a lado com Chico Mendes. A estreia do documentário acontece no dia 11 de julho, em sessão drive-in, no Centroserra Convention Center, em Lages. No dia seguinte, 12 de julho, é a vez do longa de animação Peixonauta, o Filme, também em sessão drive-in.

Em uma coprodução de Duo2 e Globo Filmes, o documentário Povo da Floresta, dirigido por Rafa Calil, conta a história do legado de Chico Mendes na criação de Seringal Cachoeira, reserva extrativista que hoje abriga 28 famílias. Chico Mendes viveu no local e lutou lado a lado dos seringueiros para que a área fosse legalmente considerada uma reserva. O ambientalista acreditava que confiar apenas na extração de borracha não era sustentável e que os seringueiros precisavam desenvolver sistemas cooperativos que usassem uma variedade de produtos florestais, como nozes, frutas, óleo e fibras, além de construir comunidades fortes com educação de qualidade para seus filhos. Hoje os produtores que vivem na reserva extraem anualmente 30 toneladas de borracha e 30 mil latas de nozes, gerando mais de R$1 milhão por ano. 

A reserva Seringal Cachoeira está inserida dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex). Esta abrange uma área de 970 mil hectares no estado do Acre, abrigando 10 mil pessoas que vivem da coleta de produtos nativos da reserva. Fundada em 1990, a Resex é  resultado da pressão popular para garantir a subsistência e sobrevivência dos extrativistas. Sua importância ganhou evidência após o assassinato de Chico Mendes. O ambientalista foi morto a tiros no dia 22 de dezembro de 1988, uma semana após completar 44 anos, por ruralistas que perderam a posse da área onde hoje é a reserva extrativista Seringal Cachoeira. 

Para a estreia mundial do documentário Povo da Floresta, o FICASC realiza uma sessão drive-in no dia 11 de julho, em Lages, no Centroserra Convention Center. No dia seguinte, 12 de julho, acontece a exibição  do longa de animação Peixonauta, o Filme, dirigido por Rodrigo Eba, Kiko Mistrorigo e Célia Catunda, no mesmo local, também em sessão drive-in. Além disso, a 2ª edição do FICASC também exibe gratuitamente mais de 50 filmes em formato online, entre os dias 14 e 20 de setembro, no site oficial do festival.

A entrada das sessões drive-in custa o valor simbólico de 1kg de alimento não perecível ou produtos de limpezas que serão distribuídos para instituições de caridade lageanas. A Rádio Udesc de Lages (106,9 FM) transmite o áudio dos filmes para os veículos durante as sessões. Segundo cuidados de prevenção estipulados pelo COES (Centro de Operações de Emergência e Saúde) de Santa Catarina, somente pessoas da mesma residência devem permanecer no mesmo veículo, os carros precisam manter distância segura e é obrigatório o uso de máscaras para utilizar os sanitários.

Serviço:
O quê: Estreia do documentário Povo da Floresta, dirigido por Rafa Calil
Quando: 11 de julho
Onde: Centroserra Convention Center, em Lages
Quanto: Valor simbólico de um quilo de alimento não perecível ou produto de limpeza