(49) 3019 7481
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Magia e emoção nos espetáculos dos núcleos do Lages Melhor para fechar 2019 com brilhantismo

31/10/2019

Será a vez, nesta quinta-feira (31 de outubro), às 19h30min, de o Teatro Marajoara receber alunos, pais, familiares e amigos dos núcleos do Lages Melhor nos bairros Habitação, São Paulo, São Francisco, Santa Mônica e Santa Terezinha do Salto

 

Coreografias deslumbrantes cheias de técnica, disciplina e simpatia dignas de artistas, no palco do Teatro Municipal Marajoara, aplaudidas por uma plateia de 500 pessoas. O ano de 2019 está a dois meses de seu final no calendário, porém, os alunos dos núcleos do Programa Lages Melhor, desenvolvido pela Prefeitura de Lages, através da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, vinculada à Fundação Cultural (FCL), responsável por levar arte e cultura aos bairros distantes do Centro, concluíram suas atividades com apresentações cativantes na noite desta quarta-feira (30 de outubro). A voz afinada dos pequeninos e no compasso da melodia, as manobras e acrobacias dos dançarinos de street dance e a suavidade das bailarinas como se estivessem flutuando no ar.

As crianças e adolescentes têm a chance de participar de aulas gratuitas com profissionais de renome no cenário municipal e estadual, e ainda fazer novas amizades, se familiarizarem com passos de dança e o domínio de instrumentos e manualidades, e por que não dizer investir numa carreira que lá na frente poderá ser de sucesso, estampando cartazes de chamada para eventos e dando orgulho a si mesmo e à família pela superação? A cerimônia foi prestigiada pelo prefeito Antonio Ceron; vice Juliano Polese; superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi, e pelo diretor da Escola de Artes, Salésio Padilha, entre outras autoridades.

A noite especial iniciou com as apresentações de final de ano dos núcleos dos bairros Guarujá, Vila Maria e Penha, e grupos de corais da Escola de Educação Básica (E.E.B.) Godolfin Nunes de Souza, E.E.B. Vidal Ramos e das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Belizária Rodrigues e Juscelino Kubitschek de Oliveira, coordenados pelos professores Maria Eduarda da Silva Rafaeli, Anderson da Costa, Amanda Atanásio Salomon, Ederson de Souza Soares, Heloiza Helena Rodrigues da Silva e Rodrigo de Oliveira, com apoio dos coordenadores de bairro Luiz Borges, Maria do Carmo Kowalski, Volni dos Santos e Isolete Aparecida Tillmann.

As canções executadas pelos corais foram Trevo, A Flor e o Beija-Flor, Oração e Valeu Amigo. Nas danças, o street dance levou ao público sua interpretação nas coreografias Fazendo Arte, MinionsTaki-TakiFeeling, Malandragem, Robodance, Na Onda e Preto no Branco, e no balé as coreografias foram Espanholas, Fadas, Hello, Flamingos, Ursinho Pimpão, Amigas de Clara, Mickey e Minnie, Soldadas e Gatinhas. “O Programa sempre teve a intenção de oferecer ocupação para o desenvolvimento de habilidades em artes no período do contraturno escolar. As crianças precisam ocupar seu tempo do jeito mais proveitoso e exercitar atividades que movimentem o corpo e a mente. As opiniões de mães, pais e alunos nos deixam felizes e certos de estarmos trilhando o caminho certo”, avalia o prefeito Antonio Ceron.

Tem mais nesta quinta-feira

Será a vez, nesta quinta-feira (31 de outubro), a partir das 19h30min, de o Teatro Marajoara receber alunos, pais, familiares e amigos dos núcleos do Lages Melhor nos bairros Habitação, São Paulo, São Francisco, Santa Mônica e Santa Terezinha do Salto. “Agradecemos aos pais pela confiança em nós depositada. A evolução das crianças faz com que sejam pessoas melhores lá na frente. A prefeitura leva acesso à cultura a todos os cantos da cidade”, enfatiza Gilberto Ronconi.

O Lages Melhor consiste em um projeto idealizado pelo prefeito Antonio Ceron e seus núcleos concentram suas atividades nos bairros Habitação, Guarujá, São Paulo, São Francisco, Santa Mônica, Vila Maria e Penha, bem como a Praça do CEU (Estação Cidadania) no bairro Universitário e a localidade Salto Caveiras. Os cursos oferecidos pelo Programa são balé, street dance, coral, violão e desenho, nos quais estão matriculados 704 alunos.

Família da Sophia em peso

 A pequena Sophia Rodrigues Amarante, de apenas sete anos, entrou para o Lages Melhor agora em outubro, porém, o pouco tempo nas aulas não a intimidou e mesmo assim ela pisou no palco do Marajoara lotada de atitude. Ela “mandou ver” nos passos de street dance.

Esta foi sua primeira apresentação, e a família, é claro, não iria faltar a um evento tão solene e marcante como este. Uma fileira praticamente preenchida somente com seus pais e parentes.

Sua mãe, a auxiliar de sala no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Irmã Dulce, também um núcleo do Lages Melhor no Guarujá, Bruna Rodrigues, moradora do Tributo, convidou, e todos compareceram: Irmã, tio e tias. “Antes eu não podia matricular ela porque trabalhava direto e agora estou em meio período, aí ela teve a liberdade para escolher o que queria fazer: Street dance. Ela assistiu ao ensaio do balé e fez aula de futsal, mas foi na dança agitada que ela se encontrou”, revela a mãe, orgulhosa, lembrando que deseja inscrever a menina em novos cursos do Lages Melhor ou na Associação de Moradores, pois os resultados são evidentes. “Ela era fechada, tímida. Agora está se soltando mais. Em um curto espaço de tempo já pude notar a diferença”, conta a mãe da garota, aluna do 1º ano do ensino fundamental no Caic. “Assim que a filha mais nova, Ana Luísa, de três aninhos, ficar um pouco maior, vamos pensar em alguma aula de arte, e ela vai ter o direito de fazer o que gosta, pois vamos ouvir sua opinião, saber com o que se identifica”, planeja Bruna.

O esposo de Bruna, Maikon Borges Amarante, é caminhoneiro, e por sorte pôde ver a filha dançar nesta noite, pois esta semana não saiu carga para ele viajar. “Eu fico oito, dez dias por mês em casa, e já deu para perceber a mudança que a dança fez na vida dela. Era insegura, envergonhada, hoje está bem melhor”, analisa o pai.

Agenda especial nos 253 anos de Lages

 No dia 22 de novembro Lages irá comemorar seus 253 anos de fundação. A prefeitura está programando um roteiro de inaugurações, entregas de obras e cronograma cultural. Em 16 de novembro, às 15h, na Praça Joca Neves, será promovido o 1º Encontro de Bateristas de Lages e as inscrições podem ser efetuadas gratuitamente pelo site da Fundação Cultural (https://cultura.lages.sc.gov.br/).

No dia 23 de novembro, a partir das 9h, irão iniciar as solenidades de inauguração do novo Calçadão da Praça João Costa, totalmente revitalizado. Na agenda, shows e um bolo comemorativo de aniversário, com 253 quilos, para os festejos da população.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Foto: Fabrício Furtado