(49) 3019 7481
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Dança Lages lota praça de alimentação do Lages Garden Shopping e encanta o público

02/09/2019

O talento, a desenvoltura, a ousadia e a beleza da dança cativam as pessoas e garantem um espetáculo repleto de brilho e de alto nível 

Ari Junior

A praça de alimentação do Lages Garden Shopping ficou lotada para o primeiro dia das apresentações do 3º Dança Lages. Em cada mesa do espaço olhos atentos, celulares ligados, gravando e fotografando as apresentações do festival.  O evento, realizado na noite deste sábado (31 de agosto) e domingo (1º de setembro) é promovido pela Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL) e Escola de Artes Elionir Camargo Martins. Na noite de sábado subiram ao palco grupos de dança nas categorias juvenil e adulto. Destaque para a participação dos alunos da Escola de Artes do Ballet e Street Dance, além de alguns grupos do programa Lages Melhor.

De acordo com o superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi, a Escola de Artes Elionir Camargo Martins tem o objetivo de proporcionar o conhecimento, gosto e respeito pela cultura artística valorizando o processo e interação entre as áreas da construção do conhecimento através do ensino da arte, danças e músicas. “Tudo isso é trabalhado com base na vivência dos valores artísticos e culturais, promovendo um espaço intelectual, educativo e cultural”, disse.

No domingo (1º de setembro), a partir das 15 horas, sobem ao palco do 3º Dança Lages os alunos da categoria kids. “Nos dois dias são quase 60 apresentações, cerca de 980 pessoas envolvidas entre professores, alunos e organizadores neste que já se torna um tradicional festival de dança para Lages e região”, comentou o diretor da Escola de Artes, Salésio Padilha.

Para o prefeito Antonio Ceron a Escola de Artes é um instrumento de fundamental importância no fomento e multiplicação da arte e cultura. “Temos também os oito núcleos espalhados pelos bairros da cidade do Lages Melhor. São 704 alunos matriculados nos cursos de Ballet, Canto e Coral, Desenho, Street Dance e Violão”, salientou.

O vice-prefeito Juliano Polese esteve presente na abertura do 3º Dança Lages e destacou a participação de grupos de dança dos municípios vizinhos como: Urupema, Curitibanos, Correia Pinto, Urubici, entre outros. “Muito gratificante ver as famílias aqui reunidas para assistirem um belo espetáculo”.

Workshop para troca de experiências

Já é tradicional no Dança Lages a realização de workshops. Neste ano participaram Jonatan Pedroso de Moraes, da cidade de Palmas (PR) que ministrou a oficina de Jazz, e Diego Andrade que apresentou a oficina de Dança de Rua. “Foram workshops gratuitos que disponibilizamos para a capacitação e principalmente troca de experiência”, comentou o diretor da Escola de Artes, Salésio Padilha.

Escola de Artes Elionior Camargo Martins

A Escola de Artes Elionir Camargo Martins é um dos equipamentos culturais da Fundação Cultural de Lages. No local são oferecidos os cursos de Acordeon, Ballet, Canto e Coral, Desenho, Musicalização, Pintura, Saxofone, Street Dance, Teatro, Teclado, Técnica Vocal, Violão e Violino.

A Escola de Artes está localizada em frente à praça João Ribeiro (da Catedral) e tem vagas disponíveis nos seguintes cursos: Canto e Coral, Violino e Teatro. Mais informações: 3221 1104.

Foto: Nathalia Lima