(49) 3221 1081
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Exposições no Hall da Fundação Cultural de Lages

07/08/2019

Rogério Casagrande mostra a paisagem serrana em exposição até o dia 30 de agosto 

Texto: Fabrício Furtado

Depois do sucesso da exposição de Marcio Machado, “Catadores – Registros de uma Classe Invisível”, o hall da Fundação Cultural de Lages recebe desde o dia 5 de agosto, a exposição de Rogério Casagrande intitulada de “Pinheirais da Serra”.

Rogério Casagrande tem 76 anos, é lageano e se diz um autodidata na pintura. Foi gerente de bancos e corretor de seguros. Casagrande já apresentou exposições em muitos locais, um deles foi na Assembleia Legislativa de Santa Catarina junto com os conterrâneos Jonas Malinverni e Katja Volkert.

Do papel de pão para as grandes telas

O desenho era hobby, reproduzia o que via em qualquer pedaço de papel, até mesmo os que tinham abrigado os pães de cada dia. Aos 11 anos de idade - estudante do icônico Colégio Diocesano (hoje chamado de Colégio Bom Jesus), o colega de sala, Sálvio Martins mostrou a Rogério a capa de um jornal argentino que o pai assinava, onde o personagem principal era o inventor Thomas Edison. Foi a primeira reprodução de Casagrande.

Nos anos 80 foi gerente de banco em São José do Cerrito, lembra que nas longas horas de espera pelo horário de trabalho fazia seus desenhos. Muito do aprendizado veio das visitas a museus pelo país e da convivência com outros artistas, “há muita conversa e troca de ideias com outros pintores”, afirma Rogério.

A exposição “Pinheirais da Serra” apresenta a paisagem serrana. Pinheiros, campos, cachoeiras, fauna e flora representadas em 12 quadros no hall da Fundação Cultural de Lages são resultados, em sua maioria, da imaginação do artista. “A maioria dos quadros vêm da minha imaginação. Não são reproduções de locais reais, eu apenas vou formando a paisagem à medida que vou pintando. Essa exposição é uma forma de ressaltar a importância do nosso pinheiro”, diz.

Serviço:

O quê? Exposição “Pinheirais da Serra”, de Rogério Casagrande;

Onde? Hall da Fundação Cultural de Lages (FCL);

Quando? De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 30 de agosto;

Contato do artista: (49) 9 91020151

Fotos: Fabrício Furtado