(49) 3019 7481
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Programa Lages Melhor - Bairro Guarujá conta com uma banda marcial e familiar

10/05/2019

Arte e cultura nos bairros de Lages

 

Quem entra no ginásio da Escola Municipalde Ensino Básico Aline Giovanna Schmidt, no bairro Guarujá, e percebe a magnitude que é aquele espaço para esportes, não imagina que ali é um local de ensaios para uma banda de muitos integrantes que praticam música com dezenas de instrumentos de sopro, percussão e melódicos.

A banda marcial Lobos da Serra da EMEB Aline Giovanna Schmidt (antes conhecida por FANCID) pode se assemelhar a qualquer outra banda de escola ou colégio. A diferença é que a banda é um grupo formado por pessoas do bairro Guarujá, representados por amigos, vizinhos e familiares, e faz parte do Programa Lages Melhor, ação idealizada pelo Prefeito Antonio Ceron que oferece o acesso a artes e cultura de forma gratuita nos bairros de Lages. O programa é coordenado pela Fundação Cultural de Lages (FCL) através da Escola de Artes Elionir Camargo Martins.

Em 2018 os alunos do maestro Rafael Machado (41 anos) foram campeões de Bandas e Fanfarras no campeonato Sul Brasileiro (Confabansul) realizado em Lages. Ao lado de Rafael está a sua esposa Francine Amarante, que além de lhe auxiliar na logística da banda é mór e foi vice-campeã na categoria também no Confabansul de 2018. O maestro lembra que o corpo coreográfico também foi premiado com o título de campeão no ano passado. A banda tem a gestão de Angelita Alves Ferreira.

Evolução musical e social

A história do musico e instrutor Rafael representa bem o que o nome da sua banda significa, família. O maestro lembra de todas as pessoas que passaram pela FANCID e os capítulos de vida que deixaram para serem contados. “Recebemos aqui todos os tipos de pessoas, e aqui crianças e adolescentes formam uma família e um acaba ajudando ao outro. Através dos ensaios, campeonatos, desfiles e apresentações, superamos depressão, a tristeza e as dificuldades. Passamos e vivemos tudo o que uma família vivencia, por isso sabemos que além do ensino da música, temos um papel fundamental na formação do cidadão. Acredito que o programa Lages Melhor é uma união de todos esses significados”, comenta.

Além das aulas com a banda no CAIC Guarujá, Rafael trabalha com musicalização infantil na Escola de Artes Elionir Camargo Martins. Ele acredita que a música é fator importante na formação da vida das pessoas. “A gente vê nossos músicos evoluírem também nos estudos, e o fato de estar próximo a escola, fica mais fácil de acompanhá-los. A gente tem uma convicção que nem todos continuarão na música para sempre, mas temos a certeza que o que fazemos ajuda a criarmos cidadãos plenos que ajudam a fazer uma cidade melhor”, diz.

Com tanta informação para repassar, o maestro Rafael ainda conta que além da esposa, seus filhos Angelo, Paulo e a filha Laura – de apenas 3 anos de idade -  também integram a banda, ou seja, todos acabam formando uma grande família, de fato.
Os ensaios da Lobos da Serra encerram como começam, com um grito de guerra. Os instrumentos dão lugar a um coro de vozes fortes que gritam:


Força, garra e determinação! Lobos da Serra em ação!”

 

Foto: Fabrício Furtado