(49) 3019 7481
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Lages e Curitibanos agilizam comemorações do bicentenário de Anita Garibaldi

29/04/2019

Com participações importantes na história da Revolução Farroupilha, as duas cidades estão irmanadas em um grande projeto estadual para comemorar os 200 anos da heroína, em 2021

 

As cidades de Lages e Curitibanos estão irmanadas em um projeto estadual para resgatar e enaltecer uma das principais personalidades da história de Santa Catarina. Nascida oficialmente em Laguna, ainda que Lages defenda ser a terra natal, no dia 30 de agosto de 1821, a heroína Anita Garibaldi será reverenciada nas comemorações do seu bicentenário.

As duas cidades serranas foram convidadas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) a integrar o projeto devido à forte ligação histórica com Anita Garibaldi: Lages, como um possível local de nascimento, morada dos pais e outras passagens marcantes; e Curitibanos por ter sediado, no dia 12 de janeiro de 1840, na localidade conhecida como Capão da Mortandade, uma das batalhas mais sangrentas entre farrapos e imperialistas durante a Revolução Farroupilha.

Por determinação dos prefeitos Antonio Ceron, de Lages, e José Antonio Guidi, de Curitibanos; duas comissões municipais foram compostas e unidas em uma só para dar encaminhamento aos projetos. Entre as principais ações planejadas para 2021 estão a Semana Anita Garibaldi nas escolas, a construção de monumentos em homenagem à heroína e a encenação de uma peça teatral para retratar a batalha do Capão da Mortandade.

Os grupos, liderados pelo superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi; e pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Curitibanos, Marcos Aurélio Scapini; conta ainda com as participações do Instituto José Paschoal Baggio; do juiz Silvio Orsatto, de Lages; e do historiador Aldair Goetten, de Curitibanos, ambos entusiastas e pesquisadores da história de Anita.

As comissões se reúnem com frequência e, inclusive, já fizeram visitas ao Capão da Mortandade a fim de planejar a encenação teatral, que será conduzida pela Fundação Cultural de Lages com suporte logístico da Prefeitura de Curitibanos.

Nesta semana, esteve em Lages o diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adilcio Cadorin, ex-prefeito de Laguna e um dos principais incentivadores da programação do bicentenário, que deverá contar ainda com as participações da Itália e do Uruguai.

E com a conclusão do projeto nas próximas semanas, Lages e Curitibanos serão incluídas no projeto estadual capitaneado pela Fundação Catarinense de Cultura a fim de dar sequência e colocar em prática as atividades.

“Vimos com alegria e entusiasmo a movimentação de Lages e Curitibanos neste projeto. São duas cidades muito relevantes neste contexto, e o que está sendo preparado é digno da importância da história de Anita Garibaldi nestes locais”, diz Adilcio Cadorin.

Foto: Pablo Gomes