(49) 3019 7481
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Projeto Lages Melhor - Aulas de desenho na Praça do CEU unem mãe e filha e a vontade de desenhar

01/04/2019

Monalisa diz que quer aprender a desenhar mangá e avalia os desenhos da mãe

Fabrícia, 35 anos, e Monalisa, 10, frequentam as aulas de desenho do instrutor Sebastião “Sebastian” Rodrigues desde o ano passado na Praça do CEU (Centro de Artes Esportes Unificados), no bairro Habitação. O curso faz parte do Projeto Lages Melhor e é oferecido gratuitamente para as comunidades de oito regiões da cidade. Executado pela Fundação Cultural de Lages (FCL), através da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, o Lages Melhor foi uma criação do prefeito Antonio Ceron, que objetiva a oferta de cursos de artes e cultura para locais distantes do centro.

Foi através desta oferta já no início de 2018, que mãe e filha, agora colegas de sala, inscreveram-se para as aulas do desenhista Sebastian. Fabrícia diz que o horário das aulas no período vespertino encaixava com o emprego no último ano e, agora desempregada, vê nas aulas uma oportunidade para se qualificar e também estar ainda mais próxima da filha. “Aproveito esse tempo para aprender mais. Sei que o desenho pode me ajudar na qualificação, pois abre a mente da gente. Com a filha por perto fica mais fácil,” conta a mãe orgulhosa.

Já Monalisa diz que quer aprender a desenhar mangá e avalia os desenhos da mãe também. “Eu gosto de assistir animes, principalmente o Dragon Ball. Eu gosto dos desenhos da mãe, ela gosta de desenhar pessoas, são um pouco loucos, mas ela desenha muito bem,” comenta com gargalhadas.

Fabrícia e Monalisa foram motivadas pela família de artistas, entre eles está o artista plástico Antônio Goulart que já expôs suas obras no hall da FCL em 2018. Segundo mãe e filha, a ideia é continuar estudando e mostrando as obras para a família e amigos.

Crianças querem desenhar seus heróis

Ao lado da mesa de Monalisa e Fabrícia, Sofia, de nove anos, Emily, dez, e Emanuel, oito, acompanham atentos os ensinamentos do instrutor. Sofia e Emanuel também adoram anime e querem desenhar Pokemóns, e Emily gosta mesmo é de desenhar pessoas. “Eu quero trazer uma amiga paras aulas, ela também ama desenhar e assim podemos fazer nossos desenhos juntas”, conta Emily.

O curso de desenho do Lages Melhor é apenas um dos diversos cursos que existem na Praça do CEU. Além das aulas do instrutor Sebastian, o projeto oferece os cursos de Ballet, Street Dance, Violão e Manequins e Modelos. Segundo o coordenador da Praça do CEU, Victor Colombo, as vagas para o desenho e violão já foram todas preenchidas. ”Ainda temos vagas para os cursos de Street e Balé. O programa Vida Ativa da Secretaria de Assistência Social também tem vagas,” informa.

Para mais informações sobre cursos e vagas na Praça do CEU, ligue para 3224-7163.

Texto e foto: Fabrício Furtado