(49) 3221 1081
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Lages promoverá processo eletivo para o Conselho Estadual de Cultura

11/03/2019

Fórum Cultural de Lages será a primeira etapa do processo eletivo para o Conselho Estadual de Cultura e contará também com indicações dos municípios da Amures

 

A Fundação Cultural de Lages (FCL) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) promovem no dia 28 de março a primeira etapa de um processo eletivo que terá o objetivo de eleger 20 representantes para o Conselho Estadual de Cultura (CEC).

A etapa municipal acontecerá no auditório Mário Augusto de Sousa na FCL, a partir das 8h do dia 28 de março. O processo visa escolher representantes da sociedade civil para ocupar assento nas 10 áreas artísticas e culturais do Conselho Estadual de Cultura (Arquivos, Bibliotecas e Museus, Artes visuais, Audiovisual, Cultura popular e diversidade, Dança, Letras, Música, Patrimônio Cultural Imaterial, Patrimônio Cultural Material e Teatro).

Os eleitos nesta etapa serão os representantes das áreas setoriais na etapa regional (com data e município a serem confirmados), a partir daí, os eleitos estarão aptos a participar da etapa estadual, onde poderão participar como eleitores e/ou candidatos para o CEC. A indicação deverá ter até 20 representantes, dois para cada uma das dez áreas, estes participarão da etapa regional que também será em Lages com data a ser divulgada.

Como participar do processo eletivo em Lages

Os agentes culturais interessados em participar da etapa municipal deverão fazer o cadastro no Mapa Cultural através do site mapacultural.sc.gov.br e utilizar o arquivo “Manual Cadastro Eletivo CEC 2019”, ou se inscrever no dia da etapa em Lages.

Para o superintendente da FCL, Giba Ronconi, a etapa do processo eletivo tem também o objetivo da mobilização dos agentes culturais. “Com o auxílio dos nossos conselheiros, a etapa municipal do processo eletivo para o CEC tem também uma importância em termos de mobilização dos agentes culturais não só de Lages, mas como de toda a região da Amures”, comenta.

Prioridades da Cultura Municipal

Além da escolha dos representantes para o CEC, o Fórum Cultural de Lages tem a missão da elaboração de documento com prioridades da Cultura Municipal através dos agentes. O documento tem como base os seis eixos temáticos e diretrizes do Plano Estadual de Cultura (anexo I da Lei 17.449/2018) e são:

  1. Infraestrutura: ampliação, adequação, construção e acessibilidade;
  2. Preservação, proteção legal, conservação e restauração do patrimônio cultural;
  3. Criação, produção e inovação;
  4. Difusão, circulação e promoção;
  5. Educação e produção de conhecimento: capacitação, formação, qualificação, investigação e pesquisa; e
  6. Organização, planejamento e gestão do setor.

Serviço:

O quê? Processo Eletivo Conselho Estadual de Cultura, etapa municipal, Fórum Cultural de Lages. Aberto para os municípios da AMURES;

Quando? Dia 28 de março, quinta-feira, 8h;

Onde? Auditório Mário Augusto de Sousa, Fundação Cultural de Lages, Rua Benjamin Constant, 141;

Informações – Na FCL, ou pelo número 3224 74 25.

Texto: Fabrício Furtado