(49) 3019 7481
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Museu Thiago de Castro e Fundação Cultural de Lages recebem exposição do acervo digital do Jornal Correio Lageano

22/01/2019

Visitantes poderão realizar pesquisas em edições de 1939 a 1965 no Totem Digital no MHTC

 

Em parceria com a Hemeroteca de Santa Catarina e Instituto José Pachoal Baggio, a primeira fase de digitalização do acervo histórico do Jornal Correio Lageano está sendo exposta no Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), do inicio de janeiro até 28 de fevereiro de 2019. O objetivo além de relembrar os fatos é destacar a importância da cidade em seus marcos locais e nacionais.

A exposição busca relembrar notícias que foram destaque na região serrana e também Santa Catarina, Brasil e no mundo de 1939 a 1965. Entre os mais marcantes, a passagem para o Regime Militar no país, e a Segunda Guerra Mundial. Através do Totem Digital é possível conferir todas as notícias e datas das edições deste acervo. Na exposição as pessoas também poderão acompanhar uma linha do tempo histórica nos painéis espalhados pelo MHTC e hall da Fundação Cultural.

Segundo Edite Moraes, gerente executiva do Instituto Baggio, e uma das idealizadoras do projeto, as novas tecnologias sempre serão parte da proteção dos patrimônios materiais. “O jornal constitui-se em importante documento histórico que ajuda os pesquisadores em suas buscas para compreensão dos acontecimentos passados. Através das notícias, podemos entender o comportamento daquela época,” comenta.

Para o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, o Museu Thiago de Castro é o local ideal para a exposição do Correio Lageano. “O MHTC e seus pesquisadores têm como fonte principal de suas pesquisas o acervo do Correio Lageano, nosso parceiro desde a fundação do Museu através do Seu Danilo. As pessoas que visitarem o Museu terão mais uma opção de acesso a nossa história através do Totem Digital que mostra as edições de 1939 a 1965 do CL. Para nós é uma honra muito grande acolher material de tamanha importância,” ressalta.

Quem também fica a cargo de receber os visitantes e guiá-los na exposição do Jornal Correio Lageano, é o auxiliar administrativo do MHTC, Paulo Guasselli. Este destaca o contato da FCL que não mediu esforços para divulgar e facilitar a vinda da exposição em parceria com o Instituto José Paschoal Baggio, e a importância da riqueza dos materiais expostos. “De muita honra para nós ver o destaque na história de Lages na política, das conquistas do Inter de Lages e de vindas importantes como da Varig para nossa cidade em épocas passadas, tudo registrado nas páginas do Correio Lageano. Os turistas fazem diversas perguntas quanto ao processo de digitalização do acervo, e o nosso trabalho de divulgação das pesquisas relatadas. Nossa principal fonte de pesquisas agora está ao nosso lado e à disposição de toda a comunidade”, opina.

Serviço:

O quê – Exposição Totens históricos Jornal Correio Lageano;

Quando – até 28 de fevereiro;

Onde – Museu Histórico Thiago de Castro e Fundação Cultural de Lages;

Horários – de segunda a sexta-feira das 13h às 19h.

Texto: Tiago Seibert

Foto: Fabrício Furtado