Natal Felicidade: exaltação a Jesus Cristo com voz firme e dança em amor à pátria

17/12/2018

A 11 dias do Natal, programação mistura veteranos e calouros de palco

Corpo esguio, olhos fechados e mãos para o alto. A Banda ADP (A Dimensão do Poder) transportou o público para um universo de fé e encontro com Deus na oitava noite de Natal Felicidade, nesta sexta-feira (14 de dezembro). Com sede no bairro Universitário, este Ministério de Louvor da Igreja Evangélica possui dez anos e a banda existe há cinco. Atualmente conta com oito componentes (quatro instrumentistas e quatro vocais), de idade média de 25 anos.

Em sua estreia no Natal Felicidade, o grupo executou seis canções do repertório gospel, sendo duas com coral, com o tema da Igreja: “Ontem órfão, hoje filho. João 1:12”.

Apesar de ter seus compositores, a banda ressaltou interpretações já conhecidas nas igrejas evangélicas. Uma apresentação dinâmica, movimentada e reflexiva. “É nossa primeira vez no Natal Felicidade, depois de quatro tentativas de entrar na programação do Natal e do Recanto do Pinhão em anos anteriores. A gente tentou e nunca havia conseguido. Nós estamos muito felizes em mostrar nosso potencial. Lages tem talentos puros que precisam de visibilidade. Tem quem pense que o pessoal de Igreja não tem técnica. Estamos aqui para adorar e exaltar Jesus. Nossa música fala do amor de Jesus e mostra que o nome dele é sobre todo nome”, enfatiza o líder do Ministério de Louvor e baterista da banda, Felipe Delfes. Em seu portfólio, a banda já fez shows na Igreja do Nazareno em Lages e em Correia Pinto e na Quadrangular do Triângulo e Várzea.

Os cultos na Igreja do Ministério do Universitário acontecem as terças e domingos. O sábado é o dia reservado para o grupo de jovens. Cerca de 80 fiéis frequentam o encontro em cada dia de culto. “Nota-se que há jovens de hoje que querem mais o entretenimento, afastam-se de Deus. Eventos deste porte do Natal ajudam a arrebanhar pessoas. O tema da Igreja fala da importância do pai. Meu pai é falecido e nos deixou para morar em São Paulo quando eu tinha dez anos, e meu irmão, três. Esta ausência pode afetar a vida da gente, falta o referencial paterno”, acredita Felipe.

Dançarinas infantis e adolescentes do grupo Ministério Gerando Vida apresentaram suas coreografias com a temática do amor à nação brasileira. Foram 12 no palco, mas no total são 20, sob a liderança de Mayara Oliveira Machado. O bispo Elizeu Santos de Oliveira prestigiou os espetáculos. “Viemos propagar a Palavra do Senhor. Nossas reflexões se baseiam nos dois testamentos e em prol do Reino de Jesus. Neste Natal teremos um culto especial dia 23 às 19h30min”, explica o bispo.

Joaquinense de berço e lageana de coração, Dani Porto

A violinista Dani Porto é de São Joaquim, mas vive em Lages há 15 anos. E lá se vão 22 anos de carreira. Nesta sexta-feira (14 de dezembro), a musicista fez o show Dani Porto e Trio, com um repertório bem diferente em instrumento e vocal. Com percussão (Gabriel Hoters), violão (Matheus Colossi), piano digital (teclado - Glaucio Maciel) e violino, a atração comprova a realização de um trabalho inédito na região.

Música Popular Brasileira (MPB), música americana, jazzpop, atualidade e as canções natalinas Halleluiah e Noite Feliz levaram o público a manter olhos bem abertos e ouvidos atentos. “Meu tio era do grupo Os Farrapos e vem daí o amor à música. O violino exige uma dedicação de seis horas diárias de treino, mas com a correia de hoje em dia sabemos que é complicado. Eu faço aulas particulares porque não podemos parar de estudar nunca. Faço workshops, participo de festivais”, conta Dani, que começou seus estudos no Conservatório Suzuki, em São Joaquim e dá aulas de violino na Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL) e de técnica vocal em escolas particulares. Matheus Colossi também é professor da Escola de Artes, de violão. Dani coleciona grandes colaborações com as artes e a cultura da Serra: esteve nas Orquestras Sinfônicas de Lages e da sua terra natal. “No Natal Felicidade damos nossa contribuição para a divulgação das artes.”

Neste sábado (15), espetáculo Um Sonho de Natal, às 21h, no Largo da Catedral, e Maria Fumaça “Nos Trilhos do Natal”, às 20h, na Estação Ferroviária de Lages. Na Praça João Ribeiro, as famílias passeiam e registram fotos no Salão Encantado do Papai Noel, onde estão a Casa do Papai Noel, Árvore dos Pontos Cardeais, Carrossel de Renas, Papais Noéis gigantes e presépio. Na rua Correia Pinto está a Casa da Mamãe Noel, onde são adquiridos os presentes artesanais de final de ano.

O Natal Felicidade 2018 é promovido pela prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages (FCL) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre outras pastas municipais, e com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A Havan é a patrocinadora master, além dos patrocínios do Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Klabin, GTS do Brasil, Supermercados Myatã e Martendal, Flex Relacionamentos Inteligentes, Idaza, American Oil e Caixa. Apoio da Polícia Militar.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Foto: Fabrício Furtado