Guarujá, o maior bairro populacional de Lages, abre os braços para o Natal especial na comunidade

11/12/2018

O horário de verão prolonga as tardes ensolaradas de primavera, e com temperatura mais amena no final da tarde, depois de um dia de Sol forte nesta segunda-feira (10 de dezembro), a 15 dias do Natal, a festividade Natal nos Bairros - Anunciação despertou a esperança em crianças, adolescentes, pais e mães do bairro Guarujá, região Leste da cidade. Quando foi idealizado, em 2017, a sugestão era propiciar ao público morador dos bairros e loteamentos de Lages o conhecimento mais aprofundado das artes praticadas pela sua própria comunidade. E o que se imaginava deu certo. Os holofotes são apontados para o trabalho de grupos de música e dança, corais, orquestras, fanfarras, expressões cênicas. Todos podem subir ao palco e “manda ver”, realizando um sonho vivido e compartilhado grupalmente ou simplesmente solo.

Alunos dos Centros de Educação Infantil Municipais Gralha Azul  e Marina Martins exploraram a própria veia teatral e capricharam na interpretação do significado do nascimento de Jesus Cristo  transmitindo o verdadeiro sentido de paz, respeito, altruísmo, empatia e compaixão.

A música não ficou para trás, e os estudantes levaram ao palco uma coreografia de “Alegria do Natal”, popularmente conhecida como “Pinheirinhos, que alegria”. Os artistas amadores têm seus minutos de fama bem perto da família, dos amigos e dos professores, e o melhor, sem praticamente precisar sair de casa, do seio comunitário.

O Natal nos Bairros torna especial estes momentos e se já não bastasse este carinho com a comunidade, o tão esperado Papai Noel aparece em meio a uma chuva de neve artificial, aprovando a bagunça da Banda do Papai Noel com as pessoas, e em todos os bairros por onde passa tem a honra de recepcionar seus fãs em uma casa montada com árvore gigante, decoração e puffs aconchegantes para acariciar e posar para fotos com o Bom Velhinho, que generosamente oferece doces aos pequenos admiradores do Natal. Uma longa fila se formou dentro e fora da tenda. Afinal, não é todo dia que a gente pode abraçar e beijar o papai Noel, não é mesmo?

A criançada vai à loucura e dá para entender o motivo. Está no auge da idade, quando se alimentam os desejos mais inocentes e a irmandade. Os adereços desta data embelezam as cidades e fazem jus à expectativa dos espectadores.

A Banda Marcial (Famcid) - Família Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Irmã Dulce/Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aline Giovana Schmitt, também cumpriram a lição de prender a atenção da plateia com suas canções de Natal no repertório. Os instrumentistas são regidos pelo professor Rafael Machado. Velho conhecido dos principais eventos comunitário da cidade, o grupo Dançar Passarela, projeto social de dança desenvolvido na região Sul de Lages, marcou presença e fez bonito com sua performance em canções natalinas, de amor ao próximo e de estilo gospel.

Como tem feito desde o primeiro dia de Natal nos Bairros, na segunda passada (3), o prefeito Antonio Ceron confere pessoalmente a receptividade e aprovação do público. “Este é um novo momento. Não há o que pague ver estas crianças tão entusiasmadas. E fica o convite para as próximas datas. Já no centro da cidade, ainda temos novidades e shows inesquecíveis no nosso Natal Felicidade”, resume.

Emoção à flor da pele

A operadora de caixa, Vânia Nunes, mora no loteamento Cristal e foi com mais sete familiares ao evento na sua região. O filho Christopher, de seis anos, não parava um minuto de tão extasiado com as atrações. Sua prima e seu primo bebê, além dos quatro sobrinhos. “Natal aqui pertinho da casa da gente é bem legal porque nem sempre as crianças podem ir ao Centro. Meu filho se apresentou e cantou para todos verem e ouvir e ainda se mostrou no espetáculo de teatro. Foi lindo. Estou orgulhosa dele”, confessa a mamãe coruja, elogiando o filho, estudante do pré II do Ceim Gralha Azul.

Dayane Nunes é mãe de Arthur, de três meses, que apesar de pequeno, já pode sentir a boa energia do primeiro Natal da sua vida. “Dá pra ver que ele está bem faceiro. Os olhos brilham e ele fica animado com a movimentação das outras crianças. Logo, logo é ele quem vai estar brincando junto.”

O Natal nos Bairros já passou pelo Habitação, Penha, Caroba e Guarujá. Ao todo são mais cinco apresentações: Nesta terça no bairro Santa Catarina; quarta no Conta Dinheiro; próxima segunda no Petrópolis; terça no Santa Helena, e na quarta na Apae. Sempre às 19h.

O Natal Felicidade 2018 é promovido pela prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages (FCL) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre outras pastas municipais, e com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A Havan é a patrocinadora master, além dos patrocínios do Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Klabin, GTS do Brasil, Supermercados Myatã e Martendal, Flex Relacionamentos Inteligentes, Idaza e American Oil. Apoio da Polícia Militar.

Agenda Natal nos Bairros - Anunciação:

11/12 - terça-feira - Bairro Santa Catarina - Caic Nossa Senhora dos Prazeres

12/12 - quarta-feira - Bairro Conta Dinheiro - 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Quitéria

17/12 - segunda-feira - Bairro Petrópolis, Associação de Moradores

18/12 - terça-feira - Santa Helena, Associação de Moradores

19/12 - quarta - Sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)