Agência de notícias Xinhua, Pequim, 25 de janeiro. Pergunta: Mais de 3.400 ingressos foram emitidos por um ano -tipos diferentes na história da supervisão bancária 2017 2017
O repórter da agência de notícias Xinhua Li Yanxia
3452 ingressos, 1877 instituições e 1547 pessoas responsáveis foram multadas, e a penalidade foi de quase 3 bilhões de yuan!Na história da supervisão bancária, muitas instituições bancárias comeram tantos ingressos dentro de um ano.Comparado a 2016, o número de agências de punição aumentou quase três vezes, e a quantidade de penalidades é mais de 10 vezes!
Isso tornou a Comissão Regulatória Bancária da China um 2017 ocupado e gratificante.A janela de tempo para a reunião anual de trabalho de vários departamentos financeiros.
"O maior ingresso da história"
Em dezembro de 2017, o Guangfa Bank recebeu a "maior penalidade da história" desde o estabelecimento do CBRC: 722 milhões de yuan!Entre eles, 1755,379 milhões de yuans em renda ilegal foram confiscados e uma multa de 526.6137 milhões de yuan foi multada 3 vezes.A indústria chocou por um tempo.
Na verdade, não se surpreenda demais.A atual "prevenção e resolução dos principais riscos" é listada como o primeiro lugar nas três principais batalhas.Não há dúvida de que o setor bancário, responsável por mais de 80%do total de ativos do setor financeiro do meu país, é o principal campo de batalha desta batalha.
No passado, uma multa de 300.000 e 500.000 yuan não importava para bancos com "grandes carreiras".Desta vez, a supervisão não é mais suave e as cláusulas regulatórias que confiscaram renda ilegal e impõem uma multa de 1 a 5 vezes.
Para centenas de milhões de yuan para bancos com lucro anual de dezenas de bilhões de yuan, embora não seja falência, é suficiente para torná -lo "doloroso" de memória longa.
A ordem regulatória mais densa
Essa tempestade regulatória começou no primeiro trimestre de 2017.Na conferência estadual de novos escritórios em 2 de março de 2017, Guo Shuqing, presidente do CBRC, divulgou um sinal de forte supervisão para o mundo exterior pela primeira vez.
Logo depois, a regulamentação do CBRC ordenou uma a uma, e uma variedade de documentos foi introduzida ao longo do ano.Entre eles, o mais assistido é a governança especial do caos, como "violações, violações, violações", "arbitragem regulatória, arbitragem de rotação do ar, arbitragem associada", "inovação inadequada, transações impróprias, incentivos impróprios, cargas inadequadas" e dez A retificação do caos é comumente conhecida como "três, três a quarenta" na indústria.
Nesta grande inspeção, as autoridades regulatórias encontraram 59.700 problemas, envolvendo uma quantia de 17,65 trilhões de yuan.Este trabalho difícil tem uma boa base para a introdução de medidas regulatórias direcionadas.
Diante da agência regulatória de "estilo de pintura", algumas instituições estavam assustadas e desconfortáveis, e algumas instituições disseram: "Finalmente fui sólido em meu coração, então deveria ter sido assim".
O efeito é óbvio.Alguns bancos disseram que, quando se encontraram com colegas, geralmente falam sobre a escala de desempenho e agora a maioria deles é compatível.
Coragem de auto -innovação
Não são apenas as instituições de mercado que sentem estresse, mas também os próprios reguladores.
No caso de empréstimos ilegais da filial do Banco de Desenvolvimento do Pudong, o CBRC detinha uma responsabilidade séria dos ex -diretores e de outras pessoas responsáveis relevantes do Departamento Regulatório Bancário de Sichuan devido à baixa supervisão e supervisão e distorção da supervisão e classificação.Nas vendas ilegais da filial do ICBC Heilongjiang, o Departamento Regulatório Bancário Heilongjiang também possuía pessoal responsável com baixa supervisão e desempenho interno.
É realmente fundamental fortalecer a supervisão dos supervisores.No que diz respeito à supervisão do setor bancário, de fato, não há muitas políticas novas emitidas. da política anterior era insuficiente.O fortalecimento da prestação de contas e restrição dos reguladores da linha frontal pode garantir a implementação da política regulatória.
Em julho de 2017, foi introduzido o sistema de publicidade pública -privada e privada da Comissão Regulatória Bancária da China, permitindo que os reguladores se livrassem do problema dos relacionamentos e ousem mover sua verdadeira dureza.
Cortar a conexão dos interesses e livrar -se do desvio de posicionamento.O CBRC declarou publicamente que o foco da supervisão estava posicionado como prevenção e descarte de vários riscos financeiros, em vez de maior e fortalecendo o setor bancário.O posicionamento do "supervisor de sobrenome da supervisão" está retornando.
Em 2018, o que mais está ocupado?
Centenas de bancos tomaram a iniciativa de encolher suas mesas, negócios interbancários, gerenciamento de patrimônio bancário e negócios de balão de equilíbrio contrataram, e a taxa de crescimento dos empréstimos excede a taxa de crescimento de ativos ... a "guerra de bloqueio" do banco O caos da governança da indústria foi confissão.
No entanto, o CBRC, que ficou ocupado por um ano, não se atreveu a relaxar.
A supervisão bancária em 2018 foi anterior aos anos anteriores. próximo jogo do sampaio correia
Em 5 de janeiro, as medidas intermediárias da CBRC em 2018 para a administração de gerenciamento de ações bancárias comerciais "enfatizaram que" penetrar "gerenciamento de ações significa que a supervisão do setor bancário entrou na área de águas profundas de" ossos duros ". próximo jogo do sampaio correia
A liberação subsequente dos pontos -chave do caos do mercado bancário em 2018 "lista 8 áreas de remediação de 8 aspectos.
Continue desmontando o Baury Banking, limpar e padronizar holdings financeiras, encomendar instituições bancárias de alto risco de maneira ordenada e corrigir completamente vários comportamentos financeiros ilegais ... Cada tarefa não é fácil. . próximo jogo do sampaio correia