Vivência de Ikebana Sanguetsu será realizada na Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo

26/09/2018

Com data prevista para o sábado (06 de outubro), as 16hs, a Fundação Mokiti Okada vai realizar   “Vivência de Ikebana” em estilo Sanguetsu, na biblioteca municipal de Lages.

A prática do Ikebana consiste em montar arranjos de flores, com base em regras e simbolismo preestabelecidos. O termo em japonês significa flores vivas. Geralmente são arranjos florais para serem utilizados como oferta religiosa, para decorar altares, e são montados com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas.

O evento será aberto para o público, com entrada gratuita, porém, são apenas 25 vagas, e as inscrições são realizadas através do telefone (49) 9 99238658, com Luciana. A professora Vivian Machado, que virá diretamente de Florianópolis, será encarregada por comandar o primeiro Ikebana em Lages. “

Instituída em 19 de janeiro de 1971, a Fundação Mokiti Okada é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Com atuação em todo o território nacional, desenvolve projetos que viabilizam a formação de uma sociedade harmoniosa, progressiva e artística. Atua nos setores de Alimentação Natural, Centro de Pesquisa, Ikebana Sanguetsu, Arte, Cerâmica, Musical, Cultura e Arte, Faculdade Messiânica, Espiritualidade e Saúde e Meio Ambiente. O estilo Sanguetsu respeita e valoriza a Grande Natureza e possui como princípios básicos a Verdade, o Bem e o Belo. Seu objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e formar pessoas de mente e sentimentos belos.

No Brasil, as atividades tiveram inicio do ano de 1974, e desde então, se desenvolve diversas ações de difusão e formação da Arte Ikebana estilo Sanguetsu, como exposições, demonstrações, vivencias e cursos. A contemplação e prática dessa vivificação florestal, conduz o ser humano ao autoconhecimento e a harmonia interior, desenvolve a sensibilidade e o senso estético bem como leva a espiritualidade.  As vivificações florais do estilo Sanguetsu transmitem uma força capaz de transformar o negativo em positivo, iluminam e podem purificar tal ambiente.

Se acredita que é possível transformar cada lar em um pequeno núcleo do paraíso, onde as pessoas convivam em harmonia e o amor encontre a base pra crescer e florescer. O mestre Mokiti Okada, que inspirou o desenvolvimento do estilo Sanguetsu, ensinou a todos que a flor é capaz de tocar o coração de cada individuo.

Durante a vivencia, os alunos terão a oportunidade de manusear a flor e sentir o quanto é maravilhoso este momento. Cada aluno irá receber algumas flores e verdes naturais para colocar em um display.

A Biblioteca Carlos Dorval de Macedo em 2018 voltou a ser gerenciada pela Fundação Cultural de Lages (FCL). E a proposta da FCL é tornar a Biblioteca Pública um espaço de desenvolvimento de artes e cultura ainda maior, com mais atividades e parcerias. Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, a realização do Lages Matsuri em março foi uma espécie de recomeço para as atividades no Tanque e na biblioteca. “Com parcerias com diversas entidades, conseguimos construir ações simples, com poucos custos, mas com uma importância fundamental que é proporcionar para a comunidade artes, ações sociais, e a propagação das diversas identidades culturais que fazem parte da nossa cidade”, comenta.

Serviço:

Evento: Curso de Ikebana estilo Sangtsu em Lages

Local: Biblioteca Municipal de Lages Carlos Dorval de Macedo

Data: 06 de outubro

Horário: 15h às 18h30

Apresentações: Montagens de arranjos de flores, prática da arte oriental

Inscrições: Luciana, (49) 9 99238658, Vivian Machado (48) 991234384 até o dia 30 de setembro