(49) 3224 7425
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Exposições no hall da Fundação Cultural de Lages exploram a Serra em esculturas e pirografia com ênfase à matéria-prima mais famosa da região

17/09/2018

Goulart faz sua primeira exposição e mostra a fauna serrana em madeira

 

Fotos: Fabrício Furtado

Antônio Romeu Goulart, 45 anos, é uma daquelas pessoas que são notadas pela sua simplicidade e conversa calma. Mesmo com estes adjetivos, a exposição que ele traz para o hall da Fundação Cultural de Lages (FCL) - que iniciou na última semana e se estende até 28 de setembro - é um manifesto do poder que a natureza serrana tem em representar uma identidade cultural vasta e bonita. “Fauna Serrana em Madeira” é a primeira exposição da vida de Antônio. A estreia foi tão rápida que ao chegar na FCL para montá-la não havia um nome para a mostra. O título foi criado quando Antônio dava a entrevista junto da sua esposa, Angelita, que também auxilia na arte final das obras.

O artista conta que toda ao material usado na produção dos seus trabalhos é madeira morta. “Uso pinus, MDF, restos de marcenaria, raízes soltas, madeira de árvores mortas. Tudo que posso utilizar que a natureza já nos forneceu um dia é matéria-prima para as minhas obras. A gente tem esta preocupação ecológica também”, conta.

Antônio aprendeu a esculpir sozinho. Quando criança esculpiu uma caveira em madeira, que acabou virando um abajur. “Desde então passei a esculpir coisas que via no sítio, principalmente. Eu vejo uma raiz e dela faço uma serpente. Acredito que a natureza não nos dá somente a beleza e a proteção, aprendemos muito com ela. A exposição pode ser importante na educação, quem prestigiar também vai conhecer um pouco do que tem na nossa região”, acredita.

Os trabalhos de Antônio não são somente esculturas, a exposição também apresenta uma série de quadros em pirografia que são finalizados pelo seu filho David. Aliás, o trabalho em família é uma das bases da produção de Antônio. “Tenho as ideias, compartilho com eles, esculpo e talho, e a Angelita e o David finalizam com as pinturas e a pirografia”, conta. As obras também estão à venda e podem ser adquiridas através do número 99812-2185.

Serviço

O quê? Exposição “Fauna Serrana em Madeira”, de Antônio Romeu Goulart

Onde? Hall da Fundação Cultural de Lages

Quando? Até dia 28 de setembro, das 8h às 18h. Aberta ao público também ao meio-dia

Foto: Fabrício Furtado