(49) 3224 7425
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Curso de assistente de preservação documental incrementa trabalho de preservação de memória

06/09/2018

Técnicas preventivas e preservação em documentação dos séculos XVIII e XIX foram objetos de estudos em curso promovido pela Fundação Cultural de Lages (FCL)

 

Ministrado pelo mestre em História Social, professor Felipe Reis, o curso “Assistente de preservação documental” foi realizado durante toda a quarta-feira (5 de setembro) no auditório Mario Augusto de Sousa, na Fundação Cultural de Lages (FCL). Acadêmicos e professores de cursos de história, profissionais das áreas de conhecimento e informação e funcionários da Fundação Cultural e dos Museus Malinverni Filho, Thiago de Castro, Memorial Nereu Ramos, Praça do CEU e Biblioteca Carlos Dorval de Macedo, receberam, de forma teórica e prática, cerca de sete horas de conhecimento em técnicas de preservação de documentação histórica. Além dos estudos mencionados, a leitura paleográfica, análise e a confecção de fichas de pesquisa para documentação, em especial para documentos do século XIX, relacionados à pesquisa histórica, também foram temas do curso.

Para o superintendente da FCL, Giba Ronconi, a realização do curso é uma das iniciativas que a Fundação Cultural tem tomado para oportunizar aos agentes, que trabalham com registros de memória, contribuir ainda mais com a cultura da região. “O professor Felipe Reis é nosso colaborador nos nossos centros de memória com seu trabalho voluntário. Ele nos ajuda com orientações técnicas, e realizar esse curso é uma forma de aquisição de conhecimento para a nossa comunidade e para o próprio professor”, comenta.

O professor Felipe Reis diz que o conhecimento obtido pelas pessoas participantes do curso as tornam aptas a realizar a conservação de qualquer tipo de documento em suporte de papel. “As pessoas poderão aplicar os conhecimentos básicos em acervos públicos, como museus e bibliotecas e até mesmo acervos pessoais. O conhecimento adquirido aqui é fundamental para o processo que pode fazer que documentos perdurem por mais tempo”, informa.