(49) 3224 7425
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

Alunos da escola Jean Piaget realizaram visita ao Museu Histórico Thiago de Castro (MTC) nesta terça-feira

05/09/2018

Com turmas divididas nos períodos matutino e vespertino, crianças conheceram a história do Museu através da música

A visita dos alunos do ensino fundamental da Escola Jean Piaget nesta terça-feira (4 de setembro) teve como objetivos a observação e compreensão dos antigos objetos e acervos históricos do MTC para que as crianças pudessem aprender sobre os seus antepassados.

Viviane Aparecida Lima Sozi, professora que esteve acompanhando as crianças, ressaltou o teor do projeto “Aprender Brincando”, junto com as crianças da escola. “Estamos estudando sobre a história geral de Lages, desde os antepassados, e a visita de hoje aqui ao Museu, é de extrema importância, pois estar de cara com objetos de tanto renome é muito mais prazeroso do que vê-los apenas por fotos ou vídeos”, ressalta.  Mariana e João, dois dos alunos da Escola, afirmaram que os estudos nas salas de aula sobre a historia de Lages e o Museu vem sendo constante. “A gente vem vendo muita coisa importante, e que hoje está sendo ainda mais explorado”, comenta.

A visita foi guiada por música através do funcionário Paulo Guazzelli, uma das atividades mais aguardadas pelos visitantes. “Com canções e a participação dos visitantes a história flui melhor e cada canto do museu cria vida e tudo fica mais divertido. É uma maneira diferente de as pessoas conhecerem o museu, e quando estamos com crianças notamos que o tempo passa rápido”, cita Paulinho.

Museus preparam-se para a “Primavera de Museus”

De 17 a 23 de setembro acontece em todo o Brasil a décima segunda edição do “Primavera de Museus”. Evento tradicional no país, tem como tema este ano “Celebrando a Educação em Museus”. O Museu Thiago de Castro já está com a programação definida e com a lista de escolas visitantes fechada há muito tempo.

Segundo o coordenador do MTC, Ader Godoy, o “Primavera de Museus” é uma extensão de outro evento nacional que é a “Semana de Museus”. “São eventos que celebram o resgate da identidade cultural por todo o país. Em Lages não é diferente, somos contemplados com espaços de memória que tem muito a contar da nossa história, quem visita nossos museus tem muito para diz”, acredita.

 

FOTO: Tiago Seibert