(49) 3224 7425
R. Benjamin Constant, 141 Centro, Lages - SC

I Lages Matsuri Decorações e logística prontas para o evento que vai homenagear os 110 anos de imigração japonesa no Brasil

20/07/2018

Além da decoração, a gastronomia também tem seus destaques do I Lages Matsuri

 

Com uma equipe de vinte japoneses e descendentes, mais os colaboradores da Fundação Cultural, a Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo é a sede da organização da primeira edição do Lages Matsuri. Toda a decoração que fará parte do Parque Jonas Ramos neste sábado (21 de julho) é resultado de um processo criativo e trabalho dos membros da Associação Cultural Nipo Brasileira (ACNBL). São mais de três mil Tsurus (pássaros de origami) que estão sendo confeccionados há um bom tempo e que na véspera do evento foram organizados na Biblioteca para que na manhã de sábado a comunidade possa ver um pedaço do Japão no Brasil.

Além da decoração, a gastronomia também tem seus destaques. Os quiosques ficarão na quadra de esportes, todos com alvarás sanitários e de segurança providenciados pela Fundação Cultural. Estarão à venda sushi, yakisoba, tempura, pasteis japoneses e outros. Uma loja com artigos orientais também fará parte do espaço.

A Fundação Cultural de Lages (FCL) é parceira no evento, e junto com as Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Semasa, Seplan, Diretran e o Centro Ambiental Ida Schmidt organizaram a logística para o evento. A gerente administrativa da FCL, Fernanda Santa Ana Oliveira, explica que a parceria iniciou já em 2017. “A FCL foi procurada pelos associados no ano passado e desde então estamos planejando o evento com muito carinho. A colaboração do Corpo de Bombeiros, das polícias Militar e Civil e das secretarias do município foram fundamentais para que tudo esteja em ordem para o Lages Matsuri”, comenta.

Veja a programação do I Lages Matsuri:

10h - início das atividades;

11h - cerimônia de abertura;

13h30 - apresentação de judô;

14h - Show Taiko Sakura Daiko (tambores);

14h – Oficinas de Origami e Mangá na Biblioteca;

14h30 - Danças japonesas;

15h - Lai Do (demonstração com espadas);

15h15 - Danças Japonesas;

15h30 - Demonstração de Karatê;

16h - Workshop de Taiko;

16h30 - Danças japonesas;

17h - Show Taiko Sakura Daiko (tambores);

17h30h - Encerramento com soltura de barquinhos japoneses no Tanque.